Audio Bula

Audio Bula
Sua bula em áudio

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Informação
Impostos:
Estados Pagadores x Estados Recebedores

Saiba se o Estado onde você mora é um pagador de impostos federais, ou um recebedor.


Dos 26 Estados mais o Distrito Federal, 11 são pagadores de impostos federais, ou seja, pagam muito mais do que recebem de volta, enquanto outros 15 são recebedores, ou seja, recebem mais recursos federais do que enviaram em impostos para a União. Os Estados pagadores estão majoritariamente no Centro-Oeste/Sul/Sudeste do país, com exceções a Pernambuco e Amazonas. Os demais Estados são recebedores e chegam a receber quase 400% mais recursos do Governo Federal do que pagaram em impostos ao mesmo. Veja a tabela abaixo:

                                    
O que fica claro é o beneficiamento dos Estados que geram menos riqueza e consequentemente menos impostos, em detrimento daqueles que geram mais riquezas e impostos.

Tínhamos esse sentimento, entretanto, não sabíamos da veracidade desses números, cujas diferenças são astronômicas. Dá para fazer uma boa reflexão acerca da situação econômica e social das regiões, bem como o uso pelo poder político da situação.

E ainda querem criar mais estados no Brasil?!?
Na federação norte-americana o Estado tinha que produzir riquezas e que fosse autossuficiente, esta era a regra básica... Aqui no Brasil, existe regra?

Um comentário: